Viajar de trem

É uma experiência bem aconchegante para conhecer países diversos da Europa, especialmente quando estão em fronteiras próximas. Pode até ser mais demorado do que um voo, mas nem tanto se você considerar que não precisa gastar tempo com check-in, pegar malas depois... A poltrona pode ser bem mais confortável que a classe econômica do avião e você curte as paisagens durante a viagem. Ah, e banheiro de trem também é melhor que banheiro de avião!

O primeiro passo, é planejar um roteiro lógico, de acordo com as fronteiras dos países. O nosso foi Londres => Paris => Munique => Berlin => Amsterdam, com voo de volta para o Brasil partindo de Amsterdam (por isso, é legal que um dos primeiros passos da organização da viagem seja a compra do voo de cruzeiro, veja mais no post sobre planejamento).
Eu optei por comprar cada passagem a parte, mas também existem opções de passes de viagem, que podem ser vantajosas (exige pesquisa e reserva antecipada da poltrona). Comprei pelos sites da Eurostar e da Bahn.

E foi assim...


Londres a Paris
Eurostar


Em duas horinhas e quarenta minutos, você chega de Londres a Paris, atravessando o Canal da Mancha rapidinho. Eu e minha irmã, que viajou um ano antes, adoramos o Eurostar.
Viajamos em segunda classe e foi bem confortável. O restaurante é legal, mas peguei fila e o atendimento foi lento (bem, assim, a viagem passou mais rápido ainda).
A estação St. Pancras em Londres é simplesmente linda!
Vale chegar pelo menos uma hora antes na estação, pois tem que passar por Raio-X, mas é mais rápido que o de avião.




Paris a Munique
TGV

Fomos em primeira classe. Afinal, eu havia conseguido preços satisfatórios pelo site da Bahn. Tinha uma refeição incluída e a surpresa (não muito agradável) é que serviram uma comida gelada (cri cri cri... alô? e não era só salada, tinha até carne...), bem diferente da comida do avião. Mas, tudo bem, teve suco, sobremesa, a poltrona e a paisagem eram bacanas. E também passam vendendo água/refri/suco, de modo que você não precisa pegar fila do restaurante. De qualquer forma, o trem é bem legal.

Munique a Berlin
ICE



Isso sim é que é trem bom! O trem era lindo, todo moderno, madeiramento envernizado, com poltrona de couro e espaçosa na primeira classe. Espiei a poltrona da segunda classe e era bem legal também. No vagão-restaurante, eu me sentia assim, num filme clássico...
A refeição não estava incluída em primeira classe, mas, pelo menos, era bem quentinha e saborosa.
A viagem foi tão legal que chegamos superdescansados em Berlin e ainda deu para aproveitar bem o fim de dia.



Berlin a Amsterdam
IC (InterCity)

Esse trem eu não curti muito, não... Menos moderno, não tinha bagageiro para malas grandes (tivemos que ficar com elas no pé, mesmo em primeira classe). E foi carinho, viu! Mas só encontrei essa opção em trem direto para esse destino no horário pretendido (numa próxima, eu mudaria o horário para pegar um Super ICE!). Tá, eu também estava mal-acostumada com o ICE anterior. E não tenho razões para reclamar nadinha da viagem, foi tudo maravilhoso.


SUPERDICAS
- No site Raileurope, você encontra todas as informações em português, por isso, é bem prático.
- O site da BAHN foi um grande "achado", pois consegui tarifas mais econômicas (desde que você opte pelo bilhete de data "não flexível"), por isso, dei-me o luxinho de viajar em primeira classe. O site é todo em inglês e você precisa pesquisar pelo nome original da cidade (ex. München). Precisa entender tudo direitinho para comprar bem no site da Bahn.
- Os bilhetes estão liberados para compra exatamente três meses antes da data da viagem. É bom não demorar muito para não ficar sem lugar.
- Antes disso, vale simular outras datas para saber faixas de preços e horários. Assim, já vai se organizando.
- Sugiro observar se o trem é direto na hora da compra. Se tiver troca, pode ter de fazer isso rapidamente, com malas...
- Minha irmã "apurou" que é possível comprar passagens no local, na própria estação, por preços mais baixos. Porém é um risco não ter a passagem para o dia que você precisa, especialmente se for alta temporada.
- Viagem noturna ou diurna? Atenção: se você consultar os sites antes dos 3 meses de antecedência, poderá verificar que só há trens noturnos disponíveis. É que esses começam a ser vendidos antes. Pegadinha: Munique a Berlin demora 10 horas em trem noturno e 6 horas em trem diurno.
- Ponto de vista a considerar: a história de "dormir uma noite" no trem e economizar uma diária em hotel pode não ser muito vantajosa. Você pode não dormir bem, chegar cedo (antes do check-in do hotel, não tendo onde descansar) e não estar tão disposto a aproveitar o dia seguinte. Lembre-se de que numa viagem como essa tempo é dinheiro!
- Dica do livro "100 dicas para viajar melhor", de Ricardo Freire: levar cadeado de bicicleta para prender sua mala no bagageiro e ficar mais tranquilo enquanto ela estiver longe de seus olhos. Levei, mas não senti necessidade de usar. Por garantia, vale ter. 
- É isso e mais alguns detalhes... Se achar que posso ajudar em alguma dúvida, deixe um comentário.

SERVIÇO
EUROSTAR = www.eurostar.com
RAILEUROPE = www.raileurope.com.br
BAHN = www.bahn.de/international

Logo tem posts sobre a Alemanha.
Já conferiu sobre Paris e Londres, mais abaixo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabeça de bacalhau

Kart In Jaguaré - Perigo!

E nos casamos...