Um dia em Bruxelas

Bélgica - Un petit pays charmant que parle français et est très prés de Paris!!!

A apenas uma hora e meia de trem de Paris, está Bruxelas.
Nosso roteiro terminaria em Amsterdam com o voo da KLM (companhia, que, para mim, é sempre uma boa escolha), e, como a capital da Bélgica estava no meio do caminho, decidimos fazer uma parada de um dia por lá.

Ainda que um dia não seja muito, foi possível ter uma visão da cidade, graciosa, arrumadinha e com cheiro de chocolate (que são mesmo muito, muito bons!!! Entre os mais famosos, está o Godiva. Nós também gostamos muito do Pralines.).




A Grand-Place é a principal referência turística e fornece uma boa ideia do "espírito" da cidade. A arquitetura é muito bonita e, por todos os lados, há lojinhas de souvenirs e (deliciosos) chocolates. Seguindo uma de suas travessas, encontramos o Manekken Pis, o bonequinho que faz pipi e é símbolo da cidade.

Mas, cá entre nós... eu que sou chata por preferir a Tour Eiffel à estátua de pipi de fora? Rsrs


Da praça, seguimos para a Catedral, que é tão linda por fora quanto por dentro, como em geral são as igrejas europeias.

Tudo isso é o órgão!


Eu, vestida de drapeau française (rouge et bleu), lidando com a saudade de Paris.
Caminhando pelo parque em direção ao Palais de Bruxelles.

O portão do Palácio me lembrou o de Buckingham

E, preciso confessar, o que mais me encantou na Bélgica foi poder passar um dia a mais "parlando" meu francês de aprendiz. Um jeitinho homeopático de deixar a França para o choque doer menos, rs. Afinal, a partir dali, mais uma vez, eu teria que lidar com a saudade. 

Pode ser parcialidade minha, mas acho tudo mais charmoso em francês. Veja só esse aviso de porta do hotel: "Deixe-me sonhar um instante a mais". 


Era isso. Já estava quase no dia de voltar para o Brasil. Mas, antes, deixe-me sonhar um instante a mais em francês...

Dicas:
A Bélgica parece uma excelente oportunidade para estar perto da França gastando um pouco menos de Euros. (Só que não é Paris, rsrs, para mim não tem jeito hahaha).
Ficamos num ótimo hotel, bem localizado, da rede NH Atlanta, cujo custo nem se compara com os de Paris. Indico.
Por perto, achamos um lugar muito, muito bacana para o café da manhã, que recomendo fortemente: EXKI - com uma cenourinha no lugar do "I". O estabelecimento tem uma proposta mais natural e tem croissants parecidos com os franceses.

Site útil:
A gente encontrou um roteiro de um dia feito por uma blogueira para "um dia em Bruxelas" que ajudou a inspirar o nosso. Veja aqui.

Se eu voltar para lá:
Quero entrar no Musée de la Ville, que fica ali mesmo na Praça, para ver, entre outras coisas, os tais de 600 trajes do Manekken Pis.
Também quero dar uma espiada no Atomium, a construção em forma de molécula gigante.

Adendo:
Ah, e numa viagem com mais calma a Bélgica, programar uma visita a Bruges, considerada uma das cidades mais românticas da Europa. O Conexão Paris tem uns posts sobre Bruges, como esse sobre chocolates.


Texto: Érika de Moraes
Fotos: arquivo pessoal de Érika & Ronaldo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabeça de bacalhau

Kart In Jaguaré - Perigo!

E nos casamos...